Programa de Melhorias Urbanas e Ambientais do Rio Maranguapinho – PROMURB

13/09/2010

 

Esse programa tem como principal objetivo solucionar o problema das cheias e alagamentos ao longo das margens antropizadas do Rio Maranguapinho. Com este objetivo, foram feitas intervenções que vão desde a criação de uma barragem a montante, até a recuperação das margens ocupadas, através de sua urbanização e reflorestamento com plantas nativas. Dentro do escopo desse projeto está a construção de novas habitações e o acompanhamento social das famílias remanejadas.

 

No total foram beneficiadas através do PROMURB Maranguapinho, aproximadamente 20.000 famílias, das quais 4.232 famílias serão beneficiadas diretamente com novas habitações sendo 3.480 com reassentamento e 752 com permuta, além de 753 com indenizações de benfeitorias.

 

O Projeto previu ações de infraestrutura de saneamento e de construção de habitações para o remanejamento populacional das comunidades de alto risco situadas às margens do Rio Maranguapinho que estejam sujeitas há inundações frequentes pelos mesmos, e, o estabelecimento de um programa de convivência com as cheias do Rio para as populações normalmente afetadas por alagamentos temporários de alta recorrência hidrológica.

 

O projeto foi formado por um conjunto de ações estruturais e não estruturais na área da habitação popular e no saneamento ambiental destacando-se a proposição de um novo modelo de gestão e convivência com as cheias urbanas na Região Metropolitana de Fortaleza.

 

Constituiu-se de uma combinação de intervenções que inclui: Obras de Controle e Amortecimento de Ondas de Cheias (barragem Maranguapinho no Rio Maranguapinho ), visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias relocáveis; Obras de Desassoreamento (dragagem do Rio Maranguapinho); Obras de Infraestrutura (Vias nas áreas lindeiras ao Rio Maranguapinho e equipamentos públicos) e Saneamento (esgotamento sanitário) e; Obras de Habitação Popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo dos Rio Maranguapinho.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Integración Rio San Francisco

13/10/2016

1/10
Please reload

Posts Recentes

10/13/2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey LinkedIn Icon
  • Grey Facebook Icon

Av. Santos Dumont, 2456. Fortaleza/CE - Brasil

CEP: 60150-161